quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O receio das "Angras".



O uso de energia nuclear é constantemente questionado por especialistas. Prós e contras dividem as opiniões dos profissionais e estudiosos da área, o que gera controvérsias.

Sabe-se que o Brasil possui duas usinas nucleares, e que a terceira esta em planejamento (Angra 1, Angra 2 e Angra3). A não contribuição para o aquecimento global e também os benefícios medicinais e industriais são fatores positivos e satisfatórios gerados através da utilização de energia nuclear.

Entretanto, questões ambientais relacionadas ao lixo tóxico e o risco de acidentes radioativos, contrariam todas as opiniões benéficas que se têm conhecimento. Faz exatamente cem anos que Rutherford descobriu a radioatividade e é interessante lembrar que durante esses cem anos históricos, uma série de acidentes nucleares foram relatados.

Uma solução sensata para o melhoramento do uso de energia nuclear seria um maior controle, e um aprimoramento na segurança dos materiais radioativos. Isto para que acidentes como o de Chernobil, o dos EUA, o recente ocorrido no Japão e também, bombardeios como os de Hiroshima e Nagasaki não se repitam.

Ora, é necessário então para a construção de Angra 3, muita responsabilidade e um estudo que não vise apenas lucros abusivos e crescimento tecnológico nacional. Mas, que levem em consideração todas questões (positivas e negativas) que englobam o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário